Nos 400 anos da morte de Caravaggio

by

 Michelangelo Merisi nasceu em 29 de Setembro de na aldeia Caravaggio, nome que veio a adoptar anos mais tarde.

Aos doze anos iniciou a sua aprendizagem artística, tal como muitos outros pintores da sua época, com um modesto pintor.

Com a idade de quinze anos, e depois de ter fugido para Roma, inicia um percurso instável, mudando continuamente de mestre.

 Esta instabilidade irá acompanhá-lo ao longo da vida, tal como a frontalidade com que abordou temas religiosos, enfrentando a poderosa Igreja Católica. A originalidade da sua obra, sempre provocatória para a época, desde cedo lhe granjeou amigos e muitos inimigos. Em vida foi considerado perigoso e fascinante.

 Senhor de um espírito turbulento viveu a sua vida entre duelos, discussões, processos judiciais, e pensa-se que terá assassinado o nobre Tommasoni.

 Caravaggio frequentou ambientes de levado e refinado nível cultural, mas era mais assíduo nas tabernas e tascas Romanas, sempre disposto a envolver-se em brigas, duelos e a perturbar a ordem pública.

 Figura exótica vestia roupas extravagantes, usava chapéus negros de abas largas, espada sempre à cintura, transportando, ao colo, um pequeno cão.

 A vida de boémia, a companhia de rufias,  pícaros e as dívidas acumuladas levaram – no à miséria.

Foi graças a este seu carácter brigão que acabou por morrer aos 39 anos numa praia deserta esvaído em sangue a 18 de Julho de 1610.

 Ficou a sua obra genial. Única no seu tempo. Trabalhando a luz e a sombra com mestria, retratando o povo anónimo das ruas de Roma: vendedores ambulantes, músicos, ciganos, prostitutas, marinheiros.

Estes eram os modelos nas suas obras de carácter religioso.

 O realismo da sua obra foi marcante nos movimentos artísticos que se seguiram.

 “Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é, que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais.” Caravaggio referindo-se a si próprio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: